Aécio trata de tribunal em Minas Gerais com Joaquim Barbosa

Acessos: 2437
altJornal Valor Econômico, 21/04/2013
Por Marcos de Moura e Souza

OURO PRETO - Duas semanas depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa, ter feito duras críticas à criação de novos tribunais regionais federais pelo país, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse neste domingo que conversou com ele sobre o assunto. Aécio é um defensor do tribunal em Minas Gerais.

Os dois estiveram sentados lado a lado por mais de uma hora no palco armado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG),  na cerimônia de entrega da medalha da inconfidência a 164 pessoas. Barbosa foi o principal homenageado. A ele o governador Antonio Anastasia (PSDB) concedeu o Grande Colar, o mais alto grau da medalha criada há 62 anos pelo governo mineiro.  

“Chegamos a conversar um pouco sobre isso”, disse o senador após a cerimônia ao ser perguntado sobre os novos tribunais. “Obviamente eu respeito as posições do ministro. Mas ele também, acredito, concorda que, de todos os tribunais aprovados, o mais relevante é o de Minas Gerais”, disse Aécio, que acrescentou que continua achando que o tribunal no Estado “precisa ser criado para desafogar a Justiça Federal”.

No início do mês, em reunião com magistrados, Barbosa disse que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que criou tribunais regionais federais sediados em Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus foi fruto de “uma negociação na surdina”. E disse também: “Tenho certeza de que essas sedes (de tribunais) serão construídas em resorts e praias.”

Barbosa disse no encontro que a aprovação de novos TRFs foi uma irresponsabilidade porque deverá, segundo ele, triplicar o número de juízes no Brasil. “Essa é uma visão corporativa. A Justiça Federal vem se interiorizando de maneira impensada e irracional. É um movimento de irresponsabilidade. Eu gostaria de ter sido ouvido pelo Congresso, e não fui.”

Fonte: http://www.valor.com.br/politica/3094638/aecio-trata-de-tribunal-em-minas-gerais-com-joaquim-barbosa