Diretores e associados da AJUFEMG se reúnem com o deputado federal Diego Andrade em defesa da criação do TRF de Minas Gerais (TRF6)

Acessos: 1009

Diretores e associados da AJUFEMG se reúnem com o deputado federal Diego Andrade em defesa da criação do TRF de Minas Gerais (TRF6)

 

Na segunda-feira (26/08), diretores e associados da AJUFEMG estiveram reunidos com o deputado federal Diego Andrade (PSD), coordenador da bancada de Minas Gerais na Câmara dos Deputados.

A visita teve como principal objetivo pedir o apoio do deputado e da bancada mineira ao projeto de criação do TRF6.

Foram apresentados ao parlamentar todo o histórico dos quase 20 anos de trabalho em prol da criação do tribunal, os dados e fundamentos que justificam a medida e todas as informações relevantes acerca do atual projeto em andamento, conduzido pelo Ministro João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A reunião foi muito proveitosa, tendo o deputado mostrado conhecimento sobre o tema e reforçado a sua grande importância para uma justiça célere em Minas Gerais. Destacou como principal ponto positivo o fato do projeto não implicar novos custos para a União, uma vez que a criação será feita a partir de uma reestruturação da Justiça Federal de 1º grau. Ao final, se comprometeu a trabalhar pela aprovação do projeto, inclusive com o envolvimento de toda bancada parlamentar de Minas Gerais e líderes da Câmara dos Deputados.

Atualmente, o projeto de criação, aprovado em maio/2019 no Conselho da Justiça Federal (CJF), aguarda aprovação do plenário do STJ, para ser enviado à Câmara dos Deputados e iniciar a sua tramitação legislativa. Segundo recente manifestação pública do Ministro João Otávio de Noronha, essa aprovação deve ocorrer no mês de setembro próximo.

Estiveram presentes na reunião os associados Ivanir Ireno, Carlos Geraldo, João César e Ricardo Rabelo.